segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mercado de jogos cai 5% nos EUA em janeiro, diz pesquisa

Após amargar uma queda de vendas de software e hardware em 2010, a indústria de videogames dos Estados Unidos inicia o ano de 2011 com ainda em declínio.

De acordo com dados divulgados pelo NPD, empresa de estudo de mercado de jogos eletrônicos nos Estados Unidos, a venda de jogos para PC, consoles, hardware e acessórios caíram de US$1,22 para US$ 1,16 bilhão durante o mês de janeiro, o que representa 5% a menos em volume de vendas em relação ao mês de dezembro.

Entre os maiores responsáveis pela q neste início de ano está o setor de hardware, perdendo 8% de seus US$ 324 milhões. A única companhia citada nesse quesito é a Microsoft, com um acúmulo de 381 mil consoles Xbox 360 vendidos no mês. Já a Sony e Nintendo não divulgaram seus números referente a esse período.
A única marca positiva apontada pelo NPD aparece no setor de acessórios, que inclui as vendas dos periféricos Kinect, da Microsoft e PlayStation Move, da Sony. Os dois sistemas de sensor de movimentos ajudaram as vendas neste setor a obterem um acréscimo de 6%, subindo de US$ 228,8 milhões do ano passado para US$ 235,1 milhões deste ano.

Já o setor de software - que inclui os jogos de PC e consoles- totalizou a arrecadação de US$ 303,1 milhões, caindo 6% em relação a janeiro de 2010, quando atingiu a marca de US$ 644,9 milhões. O jogo mais vendido do mês ainda é "Call of Duty: Black Ops", seguido por "Just Dance 2". Ambos bateram o espetacular início de vendas de "Dead Space 2", que enviou 2 milhões de unidades para lojas do mundo todo desde que foi lançado há algumas semanas.

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